fbpx

Vitamina C para o rosto? O que é, para que serve, como usar na pele

Vitamina C para o rosto? O que é, para que serve, como usar na pele

Todo ser humano precisa de vitaminas e nutrientes para o funcionamento do organismo. Assim sendo a vitamina C para o rosto não é diferente

Vitaminas são importantes para manter a saúde do corpo em dia, mas sabia que existe também o uso de vitamina C para o rosto? Parece estranho, mas esse é um verdadeiro “segredo” contra o envelhecimento precoce.

Aliás, ousamos ir além. A vitamina C para o rosto não só previne as marcas do tempo na pele. Ela pode ainda ajudar no rejuvenescimento e também na melhoria da textura da pele.

E não é só isso. Nesse artigo, como você vai ver, fizemos uma lista de vantagens da vitamina C para o rosto e para o corpo. E os benefícios são tamanhos que você vai querer sair correndo para a farmácia e também a feira, para garantir aquela fonte de vitamina C natural.

O que é a vitamina C?

Primeiramente, vale destacar que a vitamina C foi descoberta em 1932 pelo cientista e bioquímico húngaro Albert Szent-Gyöygyi. Sobretudo, essa vitamina também é conhecida como ácido L-ascórbico. Assim sendo, ela é um tipo de vitamina hidrossolúvel, ou seja, é solúvel em água.

Basicamente, essa vitamina não pode ser sintetizada pelos seres humanos, ou seja, não é produzida no nosso organismo. Sendo assim, a única maneira de obtê-la é pela alimentação, por isso nós precisamos ingeri-la ou aplicá-la topicamente com produtos dermocosméticos.

Sobretudo, essa vitamina pode proporcionar inúmeras vantagens para a região cutânea e organismo. Como por exemplo, ela pode ajudar na melhora da imunidade, na saúde dos olhos e da pele. Além de participar também de diversas ações bioquímicas vitais para o organismo.

Até porque, a vitamina C pode melhorar o sistema imunológico, a pele, o humor e também pode evitar problemas oftalmológicos e derrames. Além do mais, esse nutriente também conta com forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres. Continue nos acompanhando, que iremos lhe explicar com mais detalhes todos os seus benefícios.

Benefícios comprovados da vitamina C

1- Melhora a imunidade

Primeiramente, é importante destacar que a vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos. Essas células além de fazerem parte do sistema imunológico, tem também a função de combater os micro-organismos e algumas estruturas estranhas do corpo.

Além do mais, essa vitamina aumenta os níveis de anticorpos no organismo e também ajuda a fortalecer e melhorar o sistema imunológico. Portanto, o consumo de vitamina C pode fazer com que o nosso corpo fique menos suscetível a doenças.

2- Ação antioxidante

Basicamente, a vitamina C é considerada poderosíssima como antioxidante. Pois, ela ajuda a proteger a pele contra a ação dos radicais livres. Ou seja, as moléculas instáveis as quais são geradas por conta de estresse, radiação solar, poluição, tabagismo, noites mal dormidas entre outros fatores.

Portanto, como ela combate a ação dos radicais livres elas ajudam a diminuir os riscos de diversas doenças. Como por exemplo, o câncer. Além de prevenir o aparecimento dos sinais do envelhecimento precoce. Como, a flacidez, manchas, rugas e outros processos degenerativos que são associados com a idade.

3- Evita o envelhecimento da pele

Basicamente, a vitamina C pode ajudar a evitar o envelhecimento da pele, por conta dela aumentar a produção natural de colágeno no organismo. Assim sendo, vale destacar que o colágeno é uma proteína que ajuda a pele a ter mais firmeza e sustentação.

Além do mais, como já dissemos a vitamina C tem ação antioxidante. Portanto, isso pode proteger a pele contra a degradação de colágeno. E ainda o uso tópico de vitamina C pode diminuir os danos na pele que são causados pelo sol.

4- Melhora a absorção de ferro

Primeiramente, vale destacar que o ferro é extremamente importante no nosso organismo. Pois, ele ajuda a prevenir a anemia ferroriva. Basicamente, essa anemia pode causar um estado de desânimo, lentidão de raciocínio, falta de foco e sonolência acentuada.

Sobretudo, em crianças a ausência do nutriente pode causar o retardo do desenvolvimento cognitivo. Assim sendo, o consumo de vitamina C pode fazer com que aumente a biodisponibilidade de ferro não-heme, aquele de origem vegetal, no organismo. Portanto, ela é extremamente importante para o nosso organismo.

5- Proporciona resistência aos ossos

Basicamente, a vitamina C como já dissemos ajuda a aumentar a produção de colágeno. Portanto, essa proteína além de ser positiva para a saúde da pele, também pode proporcionar resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos.

6- Evita problemas de visão

Sobretudo, por conta do envelhecimento, nós seres humanos podemos ter problemas de visão. E para não fazer com que esse tipo de problema se intensifique, nós indicamos que você faça mais uso de alimentos ricos em Vitamina C, pois ela pode prevenir problemas como esse.

Até porque, a vitamina é um dos fatores que ajuda na prevenção da degeneração da mácula. Ou seja, a parte da retina que é responsável pela percepção de detalhes. Assim sendo, vale ressaltar que existem outros nutrientes que podem evitam o problema de visão. Como por exemplo, o betacarotenos, vitamina E, zinco e cobre.

7- Previne e melhora gripes e resfriados

Bem, como já dissemos a vitamina C pode melhorar a sua imunidade. Portanto, com o sistema imunológico fortalecido a pessoa fica com menos riscos de contrair doenças, como a gripe e o resfriado.

Basicamente, quando você estiver gripado ou resfriado pode significar que o seu organismo está com pouca vitamina C. Por isso é sempre importante você fazer a reposição desse nutriente, e fazer o uso constante de alimentos com vitamina C.

Até porque, caso você pegue uma gripe, ou resfriado a vitamina C pode te ajudar a reduzir a duração dos sintomas do resfriado, por exemplo.

8- Previne derrames

Basicamente, como já dissemos a vitamina C aumenta a produção de colágeno. Portanto, o corpo com altas quantidades e concentrações de colágeno e elastina evitam a ruptura de coágulos e a formação de placas nas artérias.

Além do mais, a ação antioxidante do nutriente pode também ajudar de forma indireta. Até porque, elas podem manter a ação do óxido nítrico. Sobretudo, essa é a substância capaz de fazer as artérias e as veias ficarem relaxadas.

Benefícios da vitamina C para o rosto

– Neutraliza a ação dos radicais livres;
– Potencializa a proteção do filtro solar;
– Previne e trata as rugas finas e linhas de expressão;
– Ajuda no clareamento de manchas na pele;
– Deixa a pele mais luminosa;
– Ajuda na produção de novas fibras de colágeno e elastina;
– Mantém a pele mais firme;
– Previne o envelhecimento precoce.

Outras vantagens da vitamina C para a pele

Bem, como você já observou, o uso diário de vitamina C é essencial para o seu organismo. Assim sendo, a saúde da pele também agradecerá por ter essa substância. Até porque, a pele é um órgão que mais sofre exposição, quanto a agressões diárias externas.

Por isso, muitos dermatologistas indicam o uso de aplicação tópica de vitamina C para o rosto. Tanto é que hoje em dia existem muitos produtos dermocosméticos para a pele com essa substância na composição.

Dessa forma, é possível garantir maiores quantidade dessa substância na sua pele. Além de aproveitar todos os seus benefícios.

Inclusive, a vitamina C pode ajudar a clarear a pele e deixá-la mais luminosa. Até porque ela possui uma ação inibidora de formação de melanina, o que faz prevenir o surgimento de manchas. Para lhe ajudar a ter mais cuidados com a pele, nós iremos lhe mostrar dois modos diferentes de se usar a vitamina C de forma mais eficaz.

Vitamina C + Vitamina E

Se você não entendeu, o por quê de unir essas duas vitaminas, nós iremos lhe explicar. Basicamente, essas duas juntas podem fazer com que potencialize os benefícios da vitamina C para a sua pele. Até porque, ambas diminuem a formação de radicais livres e fortalecem a imunidade das células.

Portanto, a combinação das duas vitaminas pode minimizar a formação de rugas e o ressecamento da pele. Além de possuírem capacidades antioxidantes. Pois, enquanto a vitamina C é um ativo clareador, a vitamina E age como um poderoso hidratante na pele.

Vitamina C + Filtro solar

Primeiramente, vale destacar que os produtos com vitamina C podem ser usados no dia a dia juntamente com o filtro solar. Basicamente, a junção desses dois pode fazer com que potencialize a foto proteção contra os raios UV e dos poluentes. Além de proteger o rosto de problemas como o envelhecimento precoce e manchas de melasma.

Cuidados com vitamina C para a pele

Primeiramente, cuidados com a pele devem fazer parte do seu dia a dia. Aliás, o mais indicado é começar esses cuidados após os 20 anos. Porque nessa idade que já começam a surgir os primeiros sinais de envelhecimento.

Basicamente, a vitamina C para o rosto pode ajudar no tratamento de manchas de pele, rugas, linhas de expressão e também outros sinais de envelhecimento.

Portanto, antes de começar os cuidados por conta própria, nós indicamos que você procure por especialistas. Pois, eles saberão cuidar da sua pele com mais cuidado e proteção.

1- Vitamina C para manchas de melasma e marcas de acne

Primeiramente, vale destacar que está cientificamente comprovado que a vitamina C para o rosto pode ajudar a clarear manchas de pele, como o melasma e marcas de acne. Até porque, a vitamina possui propriedades que auxiliam no clareamento da pele por inibir a formação de melanina, a enzima que aumenta a pigmentação.

2- Vitamina C e produção de colágeno

Basicamente, para prevenir ou tratar a flacidez, rugas e linhas de expressão, a vitamina C para o rosto pode ser o seu melhor aliado. Sobretudo, o uso tópico dessa vitamina faz reduzir a degradação e também estimular a produção de novas fibras de colágeno. Além de melhorar a hidratação e o viço da sua pele.

3- Vitamina C para pele oleosa

Primeiramente a vitamina C para o rosto pode ser usada em qualquer tipo de pele. Porém, é importante antes de utilizar, você observar qual textura é mais indicado para o seu tipo de pele.

Como por exemplo, se você tiver problemas com oleosidade, nós indicamos que você invista em produtos com textura sérum. Agora se você tiver problemas frequentes com ressecamento ou sensibilidade, nós indicamos que você use produtos mais cremosos.

Alimentos com vitamina C

– Laranja;
– Morango;
– Camu-camu;
– Acerola;
– Limão;
– Brócolis;
– Pitaya, entre outros.

Produtos de rosto com Vitamina C

– Sérum;
– Creme anti-idade;
– Filtro solar;
– Hidratante;
– Suplementos, entre outros

Por Emilly Krishna
Portal Área de Mulher

Fechar Menu
WhatsApp chat