fbpx

Viagem de férias: cuidados com a pele

Viagem de férias: cuidados com a pele

É preciso tomar alguns cuidados com a pele antes de viajar para locais muito frios e com neve

Enquanto no hemisfério sul grande parte dos países sofre com as altas temperaturas, ao norte a neve cai em muitas regiões e quanto mais roupa se utiliza, melhor. Devido a essa diferença de temperatura é comum que haja dúvidas quanto ao que fazer para deixar a pele melhor caso haja uma viagem agendada para uma estação de esqui ou para algum país cujas temperaturas estejam abaixo de zero. Para isso, a dermatologista Gabriella Albuquerque explicou alguns fatores e deu algumas dicas sobre como cuidar da pele no frio intenso.

A importância do protetor solar na neve

Algumas pessoas costumam usar o protetor solar apenas em dias quentes, quando os raios solares estão ainda mais intensos. Mas esse é um grande erro, o protetor solar deve ser usado sempre, mesmo em dias nublados ou frios. Dra. Gabriella explicou porque o protetor é imprescindível em estações de esqui: “a neve tem a capacidade de refletir os raios solares que incidem sobre ela, amplificando mais ainda a radiação solar. É importante lembrar que nas áreas com neve a radiação solar é maior do que na praia por conta da altitude. A neve reflete 85% dos raios Ultra Violeta (UV), enquanto a areia reflete apenas 25%. Assim, o uso de óculos escuros e o uso de filtro solar com FPS acima de 30 nas áreas expostas são itens indispensáveis.”

Hidratação do rosto e corpo deve ser reforçada

Com o clima mais frio, é normal que a pele fique mais áspera e ressecada, por isso Gabriela aconselha que o uso de produtos com ácido sejam evitados no período durante a viagem, já que a pele pode ficar intolerante a ele. Mas enquanto o ácido deve ficar temporariamente de lado, a hidratação deve ser intensificada. É válido abusar de hidratantes labiais, corporais e faciais.

Segundo a dermatologista, uma dica para potencializar a hidratação é aplicar o creme logo após o banho. “Uma das funções do hidratante é reter água na pele. Ao aplicá-lo com o corpo úmido, a água permanece entre a camada de hidratante e a pele, amplificando a sua potência”.

Prepare a pele para as baixas temperaturas

Se a intenção é estar com a pele impecável durante a viagem, a dermatologista lista alguns conselhos que podem ser adotados para prepara a pele antes de embarcar: “suspenda o uso de ácidos 3 dias antes da viagem. Inicie o uso de cremes hidratantes nas áreas mais secas uma semana antes da viagem. Vale também levar água termal pequena para aplicar no avião”.

Além disso, na hora de escolher quais produtos incluir na nécessaire de viagem, opte pelos cremosos, ao invés das fórmulas em pó ou bastão, já que durante a temporada de neve a pele estará mais seca que o normal e precisará de mais hidratação. Até porque, mesmo dentro de ambientes fechados, por causa da calefação, a pele acaba ficando ainda mais ressecada.

Fonte: Portal Beleza Extraordinária

Fechar Menu
WhatsApp chat