Com o passar do tempo e maior experiência com o uso da Toxina Botulínica Tipo A, ficou evidente a importância dos músculos faciais na comunicação e na expressão das emoções. As tendências atuais de tratamento objetivam evitar o congelamento facial, proporcionando ao paciente uma aparência natural, descansada e rejuvenescida.

A expressão facial ficará mais relaxada, mas de forma alguma ficará parecida com uma máscara. O resultado, em geral, pode ser bem natural.

É um tratamento excelente para a região do terço superior da face, pés de galinha, testa e entre os olhos; é outra área delicada, pode também ser utilizada em tratamentos para o excesso de suor das mãos e axilas, além de outras finalidades estéticas ou patológicas.

Quando nos expressamos, rimos ou choramos,os músculos da face se contraem. Como conseqüência destas freqüentes contrações, com o passar do tempo, a atividade destes músculos resulta no desenvolvimento de linhas de expressão profundas, tais como as linhas da testa, os “pés-de-galinha”, os vincos entre as sobrancelhas.

A Toxina Botulínica Tipo A é aplicada diretamente no músculo responsável pela formação da linha ou ruga de expressão, causando seu relaxamento temporário e conferindo ao rosto uma aparência mais calma, rejuvenescida e agradável.

Um plano de tratamento individualizado de acordo com as necessidades clínicas de cada indivíduo, que considera os objetivos e desejos também individuais, é essencial na obtenção de excelentes resultados.

Sua aplicação é rápida, de modo quase indolor. Utiliza-se pomada anestésica previamente no local; não incha e nem retira o indivíduo de suas atividades diárias. O procedimento dura aproximadamente 15 minutos), libera imediatamente o paciente e é praticamente indolor. O paciente sente apenas leves toques da agulha. Esta sensação de desconforto pode ser minimizada através do uso de pomadas anestésicas ou gelo antes da aplicação.

Os efeitos iniciais tornam-se visíveis entre 48-72 horas após o tratamento, sendo a duração total de seu efeito terapêutico de aproximadamente 4 a 6 meses, podendo variar de acordo com o padrão de força muscular de cada um, em homens geralmente de quatro a seis meses.

Apesar de ser um procedimento relativamente simples, requer um grande conhecimento da parte do profissional para que os resultados sejam estéticos e não, indesejáveis.

No caso de rugas mais profundas, o procedimento não é capaz de remover completamente uma ruga na 1ª aplicação, mas sim de atenuá-la garantindo melhores resultados com as aplicações subseqüentes.

Como todo procedimento médico, sua indicação deve ser correta e, quando necessário, associado a outras técnicas que dispomos dentro desse arsenal contra o envelhecimento cutâneo.

A praticidade e eficácia deste procedimento que pode ser realizado em consultório médico com nenhum ou pequeno período de recuperação, faz do tratamento com Toxina Botulínica Tipo A um dos procedimentos mais realizados na atualidade.