A cirurgia de nariz permite aumentar ou diminuir o seu tamanho, dar uma nova forma a ponta nasal, alterar os orifícios nasais e mudar o ângulo formado entre o nariz e o lábio superior. O ideal é alcançar o equilíbrio harmônico entre as estruturas da face preservando e melhorando a função respiratória (pacientes que têm alteração anatômica que dificulte a respiração nasal).

Os resultados dependem da anatomia óssea e cartilaginosa de cada pessoa e também da espessura da pele que recobre o nariz.

Indivíduos com pele do nariz mais fina terão resultados mais rápidos e mais evidentes do que pessoas com pele espessa, estas terão que aguardar por mais tempo os resultados e estes quase sempre serão mais limitados.

Normalmente, realiza-se esta cirurgia após os 15 anos de idade onde as estruturas já estão completamente desenvolvidas.

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

A intervenção se efetua com as opções de anestesia local com sedação ou anestesia geral. As incisões cirúrgicas podem ser: rinoplastia aberta – pequena incisão na columela (estrutura mediana que interliga a ponta nasal a região logo acima do lábio superior) em forma da letra “V”. Esta incisão é quase imperceptível após algum tempo de cirurgia. Utilizadas para narizes mais difíceis ou casos de rinoplastia secundária. Rinoplastia fechada: não deixa cicatrizes visíveis, pois são realizados dentro do nariz.

PÓS-OPERATÓRIO

Duração dos resultados: permanente, porém após 1 ano de cirurgia nota-se que ainda há mudança no perfil nasal.

No pós-operatório é necessário utilizar um tampão nasal de 12 a 72 horas e geralmente um curativo com gesso ou plástico maleável no dorso nasal por 7 dias.

Complicações que podem ocorrer: sangramentos, obstrução nasal, permanência de desvios do dorso (comum em grandes desvios de septo nasal e arcabouço ósseo), infecção, irregularidades nasais.

RESULTADO

Benefícios: harmonização do nariz às estruturas da face, aproximação dos resultados aos desejos do paciente dentro dos limites impostos pela anatomia individual e possível melhora na respiração nasal. Também há melhora na auto-estima e relacionamentos interpessoais.