Lipoaspiração ou lipossucção é uma técnica cirúrgica que consiste na retirada de gordura localizada em áreas distintas do corpo através de minúsculos orifícios na pele onde são introduzidas cânulas de vários tamanhos e conectadas a um aspirador à vácuo. Geralmente infiltra-se uma solução contendo adrenalina para facilitar a aspiração de gordura e diminuir o sangramento antes de iniciar o procedimento.

Pode ser realizada apenas a lipoaspiração ou em associação a outras cirurgias plásticas para alcançar melhores resultados.

Não é uma técnica para emagrecimento. Deve-se respeitar o limite de 40% da superfície corporal para áreas lipoaspiradas e não ultrapassar o volume correspondente a 7% do peso corporal no caso de utilizar a técnica infiltrativa (infiltração de solução com soro e adrenalina) e 5% do peso corporal na técnica não infiltrativa.

As áreas mais comumente lipoaspiradas são: abdome, dorso (flancos), culotes, coxas, papadas, axilas, braços, região medial de joelhos e várias outras.

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

Pode-se utilizar as anestesias: local com ou sem sedação, peridural ou geral.

A vibrolipoaspiração é uma técnica que utiliza um aparelho chamado vibrolipo® em conjunto com o lipoaspirador convencional. O vibrolipo® realiza movimentos vibratórios em várias direções e com freqüência de 10 movimentos por segundo dissolvendo e aspirando a gordura com mais facilidade e mais rapidez.

PÓS-OPERATÓRIO

No pós-operatório é necessário utilizar cinta elástica e drenagem linfática a partir do 5º dia após a cirurgia (dependendo da orientação do cirurgião plástico). Complicações que podem ocorrer: assimetrias, ondulações, alteração na pigmentação da pele, retenção de líquidos e anemia.

Duração do resultado: se o peso for controlado, é permanente.

RESULTADO

Melhora o contorno ou silhueta corporal, diminui a quantidade de gordura do organismo, melhora a auto-estima e as relações interpessoais.