O envelhecimento facial se manifesta por uma série de alterações cutâneas, como atrofia da derme, diminuição da gordura facial, atrofia dos ossos da face, destruição de fibras elásticas e de colágeno e ação da gravidade. A somatória de todas estas alterações produz rugas, sulcos faciais e flacidez cutânea. A partir dos 30 anos começam a aparecer os sinais de envelhecimento.

A face é dividida em três partes: superior, média e inferior. Dependendo da idade e da característica genética de cada pessoa podem ocorrer alterações nestas diferentes áreas da face e necessitando de um tratamento específico para cada uma delas. Portanto, através do lifting facial pode-se tratar toda a face, da testa ao pescoço.

Geralmente, o lifting facial está associado a cirurgia das pálpebras, tratando a região dos olhos simultaneamente.

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

Os tipos de anestesias utilizados são: local com sedação ou anestesia geral. A cirurgia normalmente dura de 3 a 6 horas. As cicatrizes bem posicionadas ficam escondidas ou é difícil identificá-las, respeitando a cicatrização de cada pessoa que pode variar. As cicatrizes ficam um pouco a frente da orelha, contornando-a e indo atrás no couro cabeludo.

PÓS-OPERATÓRIO

Duração dos resultados: permanentes, mas podem ser alterados caso o paciente tenha ganho de peso.

No pós-operatório pode ser necessário a colocação de drenos através dos pontos e dentro de um a dois dias são retirados, geralmente antes da alta hospitalar. O paciente deve ser bem orientado sobre os cuidados, o inchaço e alteração da sensibilidade da pele da face no pós-operatório. Após as três primeiras semanas, há uma diminuição do inchaço e melhora do aspecto da face.

Complicações que podem ocorrer: hematoma (que é o acúmulo de coágulos de sangue) é o mais comum, infecção, abertura de alguns pontos, alterações da sensibilidade da pele da face, lesão nervosa e paralisia de uma porção da face e alopécia (que é a queda de cabelo na área próxima à cicatriz).

RESULTADO

Benefícios: melhora do excesso de pele na porção superior e média da face, diminuição dos sulcos e rugas faciais, diminuição da flacidez do pescoço e da gordura localizada na papada.