Lifting facial: cirurgia para ter um rosto mais jovem e sem rugas

You are currently viewing Lifting facial: cirurgia para ter um rosto mais jovem e sem rugas

O lifting facial é uma cirurgia plástica estética para diminuir as rugas da face e pescoço, além de reduzir a flacidez da pele e remover o excesso de gordura do rosto, produzindo um aspeto mais jovem e bonito à face

Esta cirurgia de rejuvenescimento, também conhecida por ritidoplastia, é mais comum em mulheres a partir dos 45 anos e, normalmente é realiza por um cirurgião plástico numa clínica, usando anestesia geral e, sendo necessário internamento conforme indicação médica.

Para se obter melhores resultados, pode-se fazer outras cirurgias blefaroplastia, para corrigir as pálpebras e rinoplastia, para posicionar o nariz.

Quando é indicado o lifting facial

O lifting facial pode ser realizado quando se tem:
– Rugas profundas, dobras e marcas de expressão;
– Pele flácida e caída sobre os olhos, bochechas ou pescoço;
– Rosto muito fino e acúmulo de gordura no pescoço com pele caída.

Estas alterações no rosto são mais frequentes a partir dos 45 anos devido ao envelhecimento, sendo este procedimento mais comum a partir dessa idade.

Além disso, o envelhecimento facial é mais comum em fumantes, indivíduos que têm exposição solar excessiva e quando se faz bronzeamento artificial frequente.

Benefícios do lifting de rosto

O lifting facial é uma cirurgia que torna o rosto mais jovem, com pele mais esticada e bonita, provocando bem-estar e aumentando a autoestima.

Como é feita a cirurgia

A cirurgia é realizada em centro operatório pelo cirurgião plástico, sendo necessário tomar anestesia geral ou sedação, tomando remédios para dormir profundamente e diminuir a sensação de dor.

Como se preparar para a cirurgia

Antes de realizar o lifting facial é necessário fazer uma avaliação geral do estado de saúde, realizado exame de sangue e eletrocardiograma. O médico questiona sobre a presença de doenças, uso de remédios frequentes, uso de cigarro ou alergias que podem comprometer a recuperação.

Como é a recuperação do lifting de rosto

A recuperação da cirurgia ao rosto é um pouco lenta e causa algum desconforto durante a primeira semana. Durante o pós-operatório da cirurgia é necessário uso de medicamentos, cuidados ao dormir, curativos específicos, drenagem linfática facial conforme indicação médica e retornos médicos para acompanhamento pós-cirurgia.

Em alguns casos, o médico recomenda aplicar compressas geladas na face para reduzir o inchaço durante cerca de 2 minutos na primeira semana.

Além disso, no caso de ter pontos visíveis na face estes são retirados cerca de 15 dias depois da cirurgia, sendo fundamental não realizar esforços, pintar o cabelo ou exposição solar nos primeiros 30 dias.

O lifting facial normalmente provoca manchas roxas na pele, inchaço e pequenos hematomas, que vão desaparecendo durante as primeiras 3 semanas depois da cirurgia.

A cirurgia deixa cicatriz?

A cirurgia facial deixa sempre cicatrizes, porém variam com o tipo de técnica que o médico utiliza e, na maioria dos casos são pouco visíveis porque ficam cobertas pelo cabelo e no contorno das orelhas.

A cicatriz vai mudando de cor, sendo que inicialmente é rosa e posteriormente torna-se semelhante à cor da pele, demorando cerca de 1 ano.

Os resultados da cirurgia são para toda a vida?

Os resultados da cirurgia são visíveis cerca de 1 mês após a cirurgia, porém, na maioria dos casos, a cirurgia não é para o resto da vida, pois dependem de vários fatores, tais como: tabagismo, alterações hormonais e flacidez de pele, por isso, os resultados sofrem alterações ao longo dos anos.

Mais alguns fatores que podem afetar os resultados como o envelhecimento, a variação de peso ou exposições prolongadas ao sol.

Fonte: Portal Tua Saúde