Cirurgias plásticas mais procuradas no verão: saiba quais são e os cuidados pós-operatórios

You are currently viewing Cirurgias plásticas mais procuradas no verão: saiba quais são e os cuidados pós-operatórios

O verão está chegando e a possibilidade de encarar a praia usando apenas um biquíni ainda assusta algumas mulheres. Uma das alternativas encontradas por quem quer ficar de bem com o espelho em pouco tempo é a cirurgia plástica. Os procedimentos cirúrgicos podem ser realizados tanto no verão quanto no inverno, mas, nesta época do ano, é importante ficar atenta ao tempo de recuperação.

De acordo com o cirurgião plástico e consultor científico da Master Health, Wagner Montenegro, as cirurgias plásticas mais procuradas no verão são as de contorno corporal. “Prótese de mama, lipoescultura e abdominoplastia são as mais realizadas e muitas vezes a paciente faz esses procedimentos associados”, afirma.

Prótese de silicone

Essa cirurgia é realizada para aumentar os seios quando são pequenos em relação ao corpo ou quando se tornam flácidos devido a fatores como amamentação. A prótese de silicone preenche as mamas, deixando-as mais elevadas e firmes. A recuperação varia entre sete dias e duas semanas. “No verão, é importante proteger a cicatriz da incidência solar direta. Uma alternativa é utilizar um bloqueador 50 FPS e uma fita adesiva sobre as cicatrizes, geralmente na auréola ou embaixo do seio. Sol ou banho de mar pelo menos 30 dias depois da cirurgia”, indica o médico.

Lipoescultura

Variante da lipoaspiração, a lipoescultura retira o excesso de gordura de determinadas regiões e a reutiliza para preencher áreas que precisam de maior volume, harmonizando o contorno do corpo. “Na maioria das vezes retiramos a gordura da barriga e enxertamos no bumbum. O corpo absorve cerca de 30% dessa gordura, mas os outros 70% permanecem lá para sempre”, explica o cirurgião.

Essa cirurgia demanda um prazo maior de recuperação, pois a pele fica roxa e há alteração nos tecidos. “É preciso esperar pelo menos dois meses para tomar sol, sempre passando bastante protetor solar na cicatriz”, indica o médico.

Plástica de abdômen

Também conhecida por abdominoplastia, a plástica de abdome remove todo o excesso de pele e gordura da região. Para a recuperação total, é preciso ficar 30 dias de repouso e a visita à praia está liberada após três meses. “A cicatriz dessa cirurgia é grande, pega a parte inferior do abdômen e o umbigo, e precisa ser protegida do sol com uma barreira física e protetor solar. O sol pode alterar a cor e a qualidade da cicatriz, fazendo com que ela fique maior e mais escura”, explica.

Montenegro explica que a recuperação no inverno costuma ser mais cômoda do que no verão, já que o paciente precisa ficar de repouso e usando curativos, contudo, essa é a única vantagem. “O verão não interfere na recuperação”, explica. Apesar de todos os cuidados, vale ressaltar que as cicatrizes de qualquer procedimento cirúrgico só podem ser expostas ao sol sem proteção após um ano do procedimento.

Antes de realizar qualquer procedimento estético é fundamental escolher uma clínica de confiança e um cirurgião qualificado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Fonte: Master Health