Alimentos poderosos contra a celulite

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Acúmulo de gordura de várias partes do corpo podem ser tratadas, por exemplo, através de uma alimentação adequada

Dieta adequada e exercício físico regular são essenciais para manter a celulite longe da pele. Melhorar a aparência da região onde os temidos furinhos já estão instalados também é possível com base nessa dupla.

Alguns alimentos também podem modificar o aspecto de pernas, quadris e abdômen, locais mais comuns da inflamação do tecido adiposo. São frutas, legumes e mais comidinhas que ajudam na hidratação e revitalização da pele.

Segundo a nutricionista Patrícia Cruz, uma dieta que combate a celulite inclui alimentos fontes de antioxidantes com um conjunto vitamínico composto por Vitamina E, Vitamina C, zinco, selênio e ômega 3. “É uma dieta que ajuda na prevenção de celulites, pois todos eles são responsáveis por reduzir substâncias pró-inflamatórias que o excesso de gordura promove. Cereais integrais, como arroz integral, aveia, granola, linhaça, entre outros, também são ótimos no combate à celulite”, explica.

Cardápio contra a celulite

As nutricionistas Marcela Sansone, Pâmela Miguel, Fernanda Granja e Patrícia Cruz listaram diversos alimentos que não podem faltar em sua dieta anti-celulite:

– Banana: é rica em potássio, que estimula a drenagem linfática do organismo, e em fibras, que regulam o intestino, diminuindo a absorção de gorduras.

– Azeite de Oliva Extra-Virgem: fonte de gordura monoinsaturada, anti-inflamatória, vitamina E. Possui ação anti-inflamatória que combate os edemas acarretados pela celulite.

– Frutas Cítricas: fontes de Vitamina C – potente antioxidante, anti-inflamatória e reduz as lesões celulares causadas pelos radicais livres. Eliminando as toxinas e diminuindo o volume das células.

– Arroz Integral: tem baixo índice glicêmico e auxilia no trânsito intestinal, aumenta a saciedade, ajudando na redução de peso. Fonte de cromo, atua no metabolismo dos carboidratos. Isso inibe a absorção de toxinas e ainda elimina as impurezas que podem prejudicar o quadro da celulite.

– Algas: fonte de iodo, coadjuvante na regulação dos hormônios tireoidianos, evitando flutuações hormonais.

– Cenoura: o mesmo betacaroteno que ajuda a conquistar um bronzeado duradouro é o responsável pela proteção das células e consequente redução da inflamação. O resultado é uma redução na celulite.

– Gengibre: esse alimento tem o poder de acelerar o metabolismo, além de ação antioxidante. Com o metabolismo funcionando aceleradamente, as gorduras tendem a ser absorvidas.

– Abacaxi: é rico em uma enzima chamada bromelina, que age como anti-inflamatório, e em fibras. A celulite é um processo inflamatório, por isso a eficácia da bromelina.

– Abacate: é rico em glutationa e ômega 9, dois anti-inflamatórios. O ômega 9 também auxilia no controle do hormônio cortisol evitando o acúmulo de gordura no organismo.

– Maçã: é rica em pectina, um carboidrato que ajuda a regular a absorção de gorduras e de glicose no organismo. Liberando menos insulina, diminui-se as inflamações.

– Frutas Vermelhas: são riquíssimas em vitamina C e A, que combatem radicais livres por serem antioxidantes, fortalecem os vasos sanguíneos e diminuem a produção de insulina.

– Peixe: a carne de peixe, principalmente de salmão, sardinha e atum, é rica em ômega 3, um antioxidante, e em proteínas, ao mesmo tempo em que tem pouca gordura.

– Oleaginosas: como nozes, amêndoas e castanha-do-pará, são ricas em vitamina E e ômega 3, antioxidantes. São ótimas para lanchinhos entre refeições.

– Semente de Girassol: é um dos grandes aliados de um sistema digestório saudável e, portanto, menos celulite. Isso acontece por ser riquíssima em fibras.

– Soja: possui isoflavona, que ajuda a regular os níveis de estrogênio no organismo da mulher. Esse hormônio, quando em excesso, faz aparecer mais celulite.

– Semente de Linhaça: é rica em ômega 3, antioxidante que aumenta a quantidade de gorduras boas. Também reduz inflamações e ajuda a regular o intestino.

– Chá de Cavalinha e Centelha Asiática: são diuréticos que ajudam o organismo a eliminar toxinas e, por isso, resultam em menos inflamações como a celulite.

– Couve-flor: é rica em fibras e antioxidantes, regula o intestino e ajuda a balancear a absorção de gordura. Também é diurética, ajudando a eliminar toxinas.

– Goiaba: é uma das poucas frutas não-cítricas que são extremamente ricas em vitamina C, que é antioxidante e ajuda a balancear a absorção de gorduras.

– Chá Verde: é conhecido por suas propriedades antioxidantes e diuréticas, mas também é regulador hormonal, sendo um ótimo aliado no controle da celulite.

– Leguminosas: como feijão, ervilha e lentilha são ricos em fibras e em magnésio, potássio e zinco, que ajudam na fluidez do sangue e no bom funcionamento do intestino.

Aliados da alimentação

Além de uma alimentação equilibrada, é preciso ter um estilo de vida saudável para acabar de vez com os furinhos na pele. Praticar atividade física, evitar cigarros e bebida alcoólica e reduzir o consumo de sal estão na lista de indicações na nutricionista Patrícia Cruz.

“Também é muito importante não se esquecer da ingestão de água ao longo do dia. Os cremes anticelulites, quando prescritos por médicos e usados de forma correta são bem-vindos na briga contra esse mal,” completa a especialista.

Fonte: Portal IG São Paulo