Afinal, beber muita água deixa a pele mais bonita?

You are currently viewing Afinal, beber muita água deixa a pele mais bonita?

Desbancando mitos e descobrindo verdades do mundo da beleza com três perguntas.

Modelos, celebridades, cantoras, criadoras de grandes marcas. O que muitas delas têm em comum? A resposta unânime para a pergunta “qual é o segredo de seu cuidado com a pele?” “Beber muita água!”, falam em uníssono. Mas o hábito funciona? Perguntamos para o Dr. Alberto Cordeiro, dermatologista especialista em cosmiatria da Horaios Estética, sobre as verdades e os mitos do papel da ingestão de água na hidratação da pele.

Sempre ouvimos modelos e atrizes dizendo que seu principal esforço para ter a pele incrível é… beber muita água! Isso é possível?

Não é possível manter a saúde da pele somente bebendo água. A água logicamente vai melhorar a hidratação da pele, a saúde da pele, mas ela sozinha não é o suficiente para manter o que consideramos hoje uma pele saudável.

A nossa pele tem basicamente três camadas: a mais superficial, que é a visível, chamada de epiderme. Nela temos queratina morta e algumas células que, entre elas, não há vascularização, ou seja, não existem vasos pelos quais chegue água. A epiderme é uma camada sem vasos, mais superficial. A camada intermediária, que é a derme, tem vasos, bastante colágeno e elastina. A hipoderme é camada de gordura.

O ideal é que a gente hidratante a epiderme com cremes, óleos, loções, ou seja, com produtos que levem propriedades hidratantes para essa camada externa.

Então quais são os reais benefícios da ingestão de água para a pele?

Como a pele é nosso órgão mais extenso e mais externo, é ele que tem contato com o mundo. A água faz com que a pele mantenha suas funções vitais, como a proteção, mas pensando hoje no conceito de saúde que engloba a beleza da pele, a ingestão de água não é suficiente para que isso aconteça.

A gente precisa hidratar a pele por fora. Em geral, os benefícios da ingestão da água são fazer essa pele se mantenha com a função dela em atividade.

A saúde da pele depende de outros hábitos como alimentação?

Sim, logicamente a saúde da pele depende de todos os nossos hábitos. Não fumar, ter uma alimentação balanceada, praticar atividade física, e, principalmente, ter um bom sono, pois isso influencia muito na secreção de cortisol, na secreção de hormônios que vão influenciar diretamente na beleza da pele.

Fonte: Portal Elle