7 cuidados com a saúde que os viajantes devem tomar

You are currently viewing 7 cuidados com a saúde que os viajantes devem tomar

Dicas vão desde manter a vacinação em dia, além de utilizar repelente e ter atenção redobrada com a gastronomia e o uso da água local

É comum que as pessoas procurem viajar para espairecer, relaxar e ter contato com o novo. Embora tudo pareça diversão, toda viagem requer cuidados, principalmente com a saúde. Confira abaixo uma lista com 7 dicas importantes que os viajantes devem levar em conta antes e durante a viagem.

1. Vacinas
Em casos de viagens para áreas com risco de febre amarela, por exemplo, é importante que a cartela de vacinação esteja em dia, principalmente contra a doença. Caso não esteja imunizado (a) contra o vírus, consulte os postos de saúde da sua cidade e se informe. Além disso, evite viajar para destinos com casos de surtos de quaisquer doenças infecciosas agudas. Antes de viajar, é essencial que:
– Procure um médico, entre quatro e oito semanas antes de viajar;
– Solicite ao profissional de saúde cuidados de prevenção de doenças e lesões;
– Faça os exames e tome as vacinas necessárias.

2. Repelente
O uso desse produto é essencial na prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, que é transmissor da febre amarela, dengue, chikungunya e zika vírus. Durante a viagem, avalie os riscos dos locais visitados e a exposição ao mosquito. Para se proteger, aplique o repelente nos braços, pernas e as demais áreas expostas. Caso seja necessário, reaplique o repelente obedecendo as instruções do fabricante.

3. Medicamentos
Se precisar fazer uso de medicamentos sob prescrição médica, adquira os medicamentos na quantidade suficiente para toda a viagem. Faça uma lista e reúna tudo o que precisar numa nécessaire com antecedência.

4. Acomodações
Antes da viagem, durante a escolha das acomodações, o ideal é optar por locais que disponham de tela de proteção nas portas e janelas, além de mosquiteiros, que vão impedir a entrada de mosquitos como o Aedes aegypti.

5. Vestuário
Priorize o uso de blusas de manga longa e calças compridas nos ambientes abertos durante a viagem. Além disso, não se esqueça de levar meias e sapatos fechados. Quanto mais as áreas propensas aos ataques dos mosquitos estiverem protegidas, como tornozelos, braços e pernas, por exemplo, maior será a dificuldade de ataque do mosquito da dengue e outros insetos.

6. Gastronomia local
Para os turistas que gostam de experimentar as comidas típicas do destino, um alerta é com a água. Em muitos casos, a água não tratada e bebidas preparadas com gelo de origem duvidosa estão entre as principais causas de doenças.

– Peixes e frutos do mar podem causar alergias e, em situações mais extremas, até problemas neurológicos;
– Já alimentos vendidos nas ruas também podem ser uma ameaça à saúde do viajante;
– Lave as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, principalmente antes de ingerir alimentos, após utilizar conduções públicas, visitar mercados ou locais com grande fluxo de pessoas.

7. Exposição ao sol
Em casos de viagens para locais mais quentes, evite longas exposições ao sol. Escolha horários estratégicos e mais frescos para realizar os passeios, por exemplo. Os raios ultravioletas são prejudiciais à saúde. Use o protetor solar de fator igual ou superior a 30 para se proteger, levando em consideração o seu tipo de pele.

Fonte: G1